A Gmedi preocupada com a saúde de nossa sociedade, traz no artigo de hoje um tema de grande relevância para a saúde pública do país. O Tabagismo!
Vamos entender melhor o que é o vício no tabagismo, suas causas na saúde do dependente e o mais importante, como os dependentes do tabaco podem largar o vício e seguir com uma vida mais saudável.
O tabagismo é uma toxicomania (uso excessivo e repetido de uma ou mais drogas) caracterizada pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina, substância presente no tabaco na forma de cigarro, charuto, cachimbo, narguilé dentre outros.
Tabagismo hoje é um grave problema de saúde pública. Ele causa cerca de 50 diferentes doenças incapacitantes e fatais. É responsável por 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema), 45% das mortes por infarto do miocárdio, 25% das mortes por doença cérebro-vascular (derrames) e 30% das mortes por câncer. E 90% dos casos de câncer de pulmão ocorrem em fumantes. Além de desencadear e agravar condições como a hipertensão e diabetes. Também aumenta o risco das pessoas desenvolverem e morrerem por tuberculose. Mata 5 milhões de pessoas anualmente no mundo. No Brasil são 200 mil mortes anuais. Se a atual tendência de consumo se mantiver, em 2020, serão 10 milhões de mortes por ano e 70% delas acontecerão em países em desenvolvimento. É mais do que a soma das mortes por alcoolismo, AIDS, acidentes de trânsito, homicídios e suicídios juntos.
Com essas informações conseguimos entender melhor sobre o tabagismo. E agora? O que fazer para auxiliar os dependentes desse vício tão maléfico a saúde do mesmo e de terceiros?
Esse paragrafo é destinado para a terapia de hipnose......
Deixe um comentário