A campanha do Diabetes está de volta! Confira.
Com a iniciativa da International Diabetes Federation (IDF) é retomado o Novembro Diabetes Azul. A campanha destaca a relevância da família em um ambiente com um diabético. No Brasil existem mais de 13 milhões de casos segundo a IDF.
Diabetes é uma doença crônica que impede que o organismo produza insulina ou não consegue aproveitá-la adequadamente. A insulina é um hormônio que transforma o açúcar em glicose e produz energia para poder andar, trabalhar, praticar atividades físicas. O diabetes pode ocasionar tanto a hiperglicemia que é o nível muito alto de açúcar no sangue, quanto a hipoglicemia que é o nível baixo de açúcar, considerada um efeito colateral do tratamento.
A diabetes se manifesta de duas maneiras:
- Tipo 1: quando é descoberto ainda na infância ou adolescência;
- Tipo 2: quando é descoberta na fase adulta.
É uma doença incurável, porém pode ser controlada com doses diárias de insulina, alimentação balanceada, exercícios físicos, entre outros cuidados, consulte seu médico. Não controlar pode trazer consequências irreversíveis como amputar algum membro do corpo. Quem tem diabetes sente a necessidade de urinar a todo momento, fome, sede, alteração na vista, esses são os principais sintomas.
A vida de uma pessoa com diabetes muda completamente após a descoberta e para obter resultados positivos no controle da doença, deve haver mudanças de hábitos na rotina familiar também.
É de extrema importância manter exames como glicemia em jejum, hemoglobina glicada e curva glicêmica em dia. Além disso, um diabético deve visitar seu endocrinologista e nutricionista com assiduidade. E é por isso que a Gmedi- saúde ao seu alcance - tem parceria com os melhores especialistas e laboratórios por valores reduzidos. Cuidar de sua saúde é importante para nós!
Fontes:
International Diabetes Federation –IDF
Sociedade Brasileira de Diabetes – SBD
Deixe um comentário